Seja Bem-Vindo ao Idéia Bacana !

O seu blog de notícias, informação, discução, entretenimento e muito mais !

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Cinema perde um ícone dos anos 80


Foi por esta época, em um dos saudosos anos da década de oitenta, durante as férias de inverno. Era uma tarde de chuva, eu estava entocado dentro de casa, com as portas grandes da sala de estar fechadas como eu gostava de fazer para transformar o ambiente em um espaço aconchegante para a prática da vagabundagem.

Como normalmente eu estudava à tarde, este era um período esperado com ansiedade, pois eu poderia curtir em todas as suas emoções, a clássica Sessão da Tarde e ver aqueles filmes que marcariam minha juventude. Eis que, em um desses dias, eu assisti pela primeira vez, um dos filmes que marcaram não só a minha infância, mas, se tornou fundamental para uma geração inteira, “Curtindo a Vida Adoidado” do diretor americano John Hughes.

O filme mostra um jovem que finge estar doente para faltar ao colégio e através de muitas armações poder aproveitar o dia com sua namorada Sloane e seu amigo Cameron. Aliás, pobre Cameron e coitada da Ferrari do pai dele... A cena que ficou marcada na minha memória mostra o personagem principal do filme Ferris Bueller, interpretado pelo ator Matthew Broderick, invadindo uma parada de rua e colocando a multidão a cantar e dançar ao som de "Twist and shout", dos Beatles. Taí, esse cara foi o herói da minha geração, ele sabia viver a vida com bom humor, esperteza e estilo. “Save Ferris Bueller!”

Pois o criador desse clássico e de muitos outros que marcaram a década de oitenta, o diretor John Hugues faleceu aos 59 anos na última quinta-feira (06/08), em virtude de um ataque cardíaco em Nova Iorque.

Hugues marcou seu nome na história do cinema de entretenimento por desenvolver uma linguagem única para tratar de temas da juventude americana. Estereótipos da sociedade estadunidense foram abordados de maneira marcante, mesclando humor e drama em obras como Gatinhas & Gatões, Clube dos Cinco, Mulher Nota 1000, Curtindo a Vida Adoidado, Antes Só do que Mal Acompanhado, Ela Vai Ter Um Bebê, Quem Vê Cara Não Vê Coração e A Malandrinha.

Além de atuar como diretor, Hugues também foi produtor e roteirista.

Filmografia

1991 - A malandrinha (Curly Sue)
1989 - Quem vê cara não vê coração (Uncle Buck)
1988 - Ela vai ter um bebê (She's having a baby)
1987 - Antes só que mal acompanhado (Planes, trains & automobiles)
1986 - Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's day off)
1985 - Mulher nota 1000 (Weird science)
1985 - Clube dos cinco (Breakfast Club, The)
1984 - Gatinhas e gatões (Sixteen candles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias