Seja Bem-Vindo ao Idéia Bacana !

O seu blog de notícias, informação, discução, entretenimento e muito mais !

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma cidade sem memória


São tempos corridos esses que vivemos. Rotinas aceleradas, muitos compromissos, pouco tempo para estarmos com quem gostamos e fazer o que nos dá prazer. Talvez por isso, seja conveniente mantermos intactos e protegidos por certa áurea de nostalgia, aspectos que mantenham viva e sempre presente nossa história, para que, apesar do ritmo acelerado, não percamos nossa identidade.


Semanas atrás, estava eu correndo pelas ruas de São Leopoldo, tentando conciliar horários e resolver assuntos banais. Andava pela Rua Grande distraído como sempre e de repente notei uma sensação de estranheza se fazer presente. Fixei os olhos para meu lado esquerdo e notei que um vazio preenchia por completo, o local onde antes ficava um antigo e imponente prédio, com fachada rebuscada e arquitetura colonial. Há anos funcionava nesse prédio, o clássico Manhattan Bar e Bilhar, local de muitas histórias e palco de muitos confrontos de sinuca regados à cerveja e camaradagem. Na parte da frente, através de seus janelões, podia-se acompanhar o movimento da rua e nos fundos ficava um salão maior, com várias mesas onde por muitas vezes desenvolvi toda minha categoria (!?) na arte da sinuca...

Na verdade este é mais um triste caso de desrespeito com a história da cidade. Mais um símbolo de nossa história foi tombado, não pelo patrimônio histórico, mas pelas mãos de homens de consciência inábil e reduzido a entulho de concreto e tijolo. Paredes espessas que foram levantadas quando a cidade ainda adormecia. Fachada que serviu de face à cidade por muitas décadas foi ceifada sem remorso e hoje só existe na memória.
Eu não tenho conhecimento das circunstâncias do evento, mas uma coisa sempre me pareceu muito clara, é preciso zelar pela história, é necessário buscar meios de manter viva a riqueza cultural de um povo e neste conceito está incluso a valorização e manutenção de sua arquitetura. São Leopoldo tem se mostrado ineficiente nesse ponto. É natural que a cidade tenha sua imagem modificada pelo tempo, sua arquitetura se modernize e novos empreendimentos alterem sua paisagem, mas é fundamental eleger aspectos de manutenção e preservação. Acredito que para qualquer Capilé, seja uma afronta ver o belíssimo prédio do antigo Theatro Independência (com th!), sediar uma loja de eletrodomésticos. O mesmo acontece com o prédio do antigo Cinema Brasil. Estes espaços são marcos históricos da cidade e deveriam ser abraçados pela administração pública e contemplados com uma destinação digna de sua importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias