Seja Bem-Vindo ao Idéia Bacana !

O seu blog de notícias, informação, discução, entretenimento e muito mais !

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aumenta que isso é Rock’n roll


Tão controverso quanto sua imagem é a tentativa de estipular uma data para definir como “Dia do Rock”. São muitos os momentos marcantes, as figuras lendárias e os episódios expressivos que fizeram deste ritmo, uma referência na a história da música mundial. Com data de nascimento indefinida, uma vasta lista de supostos criadores e uma infinidade de variações, estipula-se que o Rock tenha surgido por volta da década de 50 tendo sua origem da tríade mágica que uniu o folk, o country e o blues.

De origem transgressora, com postura irreverente e base simples, o Rock’n roll capturou a mente da juventude ainda inocente do pós-guerra e a lançou no embalo insinuante de um ritmo contagiante e por muitos considerado obsceno na metade do século passado.

Desde Bill Haley e seus cometas, passando por Elvis Presley, Beatles, Stones, Sex Pistols, Nirvana, etc, o Rock’n roll segue se transformando, se mantendo forte e virtuoso, ecoando seus riffs mundo afora, reunindo cada dia mais apaixonados pelo ritmo proibido.

Minha lembrança mais remota envolvendo o Rock remete ao início dos anos 80 e é caracterizada pela balada existencial Imagine, de John Lennon. Sua melodia melancólica percorria os cômodos da casa marcando para sempre minha memória.

Durante muito tempo eu tive dúvidas sobre quem seria o verdadeiro Rei do Rock, o carismático Elvis Presley ou o alucinado Jerry Lee Lewis? Não demorou muito para que eu concluísse que o Rock não permite tal distinção, ele reina por si só e os que o seguem, são instrumentos de seu legado musical. Mais que um ritmo, o Rock é uma forma de encarar a vida, de frente, com coragem e ousadia, tal quais os primeiros músicos que se aventuraram por esse caminho de transgressão artística.

Lendas e mitos do Rock’n roll

1. Paul McCartney morreu e há um sósia em seu lugar até hoje

2. A mulher de David Bowie pegou seu marido na cama com Mick Jagger

3. Mark Chapman foi contratado pela CIA para matar John Lennon

4. Integrantes do Led Zeppelin usaram um peixe como brinquedo sexual em uma fã

5. Jim Morrison foi morto por integrantes do governo Richard Nixon. Ou fingiu estar morto. Ou morreu de ataque cardíaco em um quarto de hotel em Paris enquanto se masturbava.

6. O finado baterista do Who Keith Moon jogou um carro em uma piscina do hotel Holiday Inn, que baniu o grupo de suas filiais desde então

7. Após acidente de carro, Gene Simmons, do grupo Kiss, enxertou uma língua de vaca no lugar da sua própria

8. Durante uma apreensão em busca de drogas no apartamento de Mick Jagger, a polícia encontrou a cantora Marianne Faithfull fazendo uso "criativo" de uma barra de chocolate


9. Marilyn Manson removeu uma de suas costelas para poder fazer sexo oral em si mesmo

10. Bob Marley foi assassinado ou teve seu câncer por culpa da CIA

11. Phil Collins escreveu “In The Air Tonight” após testemunhar um homem deixar outro se afogar

12. Keith Richards faz transfusões de sangue periódicas

13. O nome Pearl Jam é inspirado em uma geléia preparada com o alucionógeno peiote que a avó do cantor Eddie Vedder fazia

14. Charles Manson, líder da seita que matou a então mulher do diretor Roman Polanski, tentou entrar no grupo Monkees

15. Marilyn Manson é o ator que fazia Paul Pfeiffer na série “Anos Incríveis”

16. O blueseiro Robert Johnson vendeu sua alma ao demônio para conseguir tocar guitarra bem

17. Roy Orbison era albino e usava óculos porque era cego


Origem do nome de algumas bandas

AC/DC - A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).

Aerosmith - O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.

Angra - O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à "Deusa do Fogo") e por parecer o adjetivo "Angry" (em inglês, raivoso).

B. B. King - Abreviatura para "Blues Boy King".

B52 - Nome de um penteado em formato de torre que por sua vez recebia o mesmo nome de um avião de bombardeio.

Beatles - Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.

Black Sabbath - Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.

Creedence Clearwater Revival - Segundo o baterista Doug Clifford: "Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. "Clearwater" veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de "rumos abertos". "Revival" era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer".

Deep Purple - A avó do Ritchie Blackmore gostava da música "Deep Purple" de Bing Crosby.

Duran Duran - Vilão do filme "Barbarella" estrelado por Jane Fonda.

Genesis - O primeiro livro da bíblia. O nome é parte do título do primeiro disco da banda, "From Genesis to Revelation" sugerido pelo primeiro empresário, Jonathan King.

Guns N'Roses - Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.

Jethro Tull - Foi o nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje. A banda vivia mudando de nome a cada show (Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson's Bag of Blues) até começaram a dar sorte com o nome Jethro Tull.

Queen - Segundo Freddie Mercury: "Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias 'caras' para o nome."

Ramones - O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.

Rolling Stones - Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase "A rolling stone gathers no moss" (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin' Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias