Seja Bem-Vindo ao Idéia Bacana !

O seu blog de notícias, informação, discução, entretenimento e muito mais !

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Linux ! porquê não? parte 2


Continuando o assunto do meu post anterior gostaria de colocar alguns motivos que considero importantes para a utilização do GNU/LINUX em desktops.
Um dos motivos principais, se não o principal é a filosofia, aquela coisa de "agora sou livre" ou "quero ser livre", mas para uma pessoa sem muito contato com o PC, acostumada com o capitalismo e o monopólio do setor pode parecer estranho essa afirmativa, então vamos lá.

Diferentemente do que acontece com a Microsoft e com o Windows , o software livre trabalha com base na contribuição, comunidades de desenvolvedores lutam para criar programas e aplicativos com a intenção de melhorar o já existente.

Voltando a filosofia (é ai que entra o GNU e a GPL),O Projeto GNU foi iniciado em 1984, cujo seu grande líder é Richard Stallman, para desenvolver um sistema operacional completo, compatível com o UNIX, que fosse software livre.
A GPL( É UMA LICENÇA) foi criada para preservar 4 liberdades:
1ª) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
2ª) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá lo para as suas necessidades.
3ª) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
4ª) A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos,de modo que toda a comunidade beneficie -se deles.

Uma das características mais conhecidas no Linux é que ele é livre. Entretanto,nesse contexto a palavra tem um significado ambíguo.
Em certo sentido, o Linux é livre pois você pode obtêlo gratuitamente. Mas o mais importante: ele oferece uma liberdade técnica sem precedentes, ou seja, ele é baseado na licença GPL, por isso o mais certo é chamar de (GNU/LINUX).
Em 5 de Outubro de 1991, Linus Torvalds lançou a primeira versão “oficial” do Linux: o Linux 0.02. Depois disso, programadores do mundo todo têm colaborado com o Linux.

Para podermos utilizar o software livre de uma maneira completa é necessário um mínimo de conhecimento sobre o sistema ao contrario do Windows que é possível ser utilizado sem a mínima noção do seu funcionamento, esta ai a grande vantagem do Windows em relação ao Linux( facilidade) mesmo que isso cause uma insegurança e problemas de instabilidade muito maiores, quem nunca pegou um vírus,ou teve problemas de travamento tendo que restar ou até mesmo formatar PC. coisa que no Linux não acontece pois vírus não existe (ou mesmo que exista devido a maneira como é tratadas as permissões é muito difícil que cause algum dano), eu conheço pessoas que estão com o mesma distribuição Linux a mais de 3 anos simplesmente fazendo as actualizações.

Se você ficou com vontade de ao menos testar o Linux,nos próximos posts darei algumas dicas de distribuições mais indicadas para iniciantes,aplicativos de uso diário (msn,corel,fotoshop,skype etc...) e algumas coisa possíveis somente usando o pinguim. até !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias