Seja Bem-Vindo ao Idéia Bacana !

O seu blog de notícias, informação, discução, entretenimento e muito mais !

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Linux ! porquê não?

Já faz algum tempo que penso em escrever alguma coisa sobre esse assunto, mas devido a um acontecimento que ocorreu esta semana tive a inspiração definitiva.
Eu li certa vez uma notícia que há um crescimento do numero de usuários do sistema operacional Linux em desktops, devido a uma ação de incentivo do governo (acho que o nome é “computador para todos”) em vender computadores populares com o Linux pré instalado, com incentivos fiscais a um preço mais baixo.

Claro que as pesquisas não dão uma real dimensão do numero de usuários que realmente continuam usando o Linux após a compra, pois muitos acabam mudando o sistema operacional por versões antigas do Windows ou usando copias piratas.
Estes dias fui prestar um serviço de suporte para um cliente novo, era coisa simples de configuração (no Windows XP) relacionado ao driver de vídeo. Perguntei a cliente se ela tinha o cd de drivers que vem junto (era um desses modelos já montados, não lembro a marca) com o PC, ela foi procurar e voltou com um cd sem embalagem nem logotipo apenas com ubuntu 9.04 escrito a caneta, perguntei se ela não tinha gostado do ubuntu ela respondeu “nem sei eu ganhei este computador e chamei o técnico para instalar o XP (pirata)”. Resumindo ela não fazia a menor idéia que ubuntu era um sistema operacional.

Mas a gota d’água para escrever esse texto veio quando outro cliente ligou falando que tinha comprado um PC (daqueles do incentivo do governo) com “um tal de phenix” instalado é que não conseguia fazer nada, navegar na internet, entrar no MSN,passar as fotos da câmera digital, conexão sem fio não funcionava,etc..)ele já tinha entrado em contato com o suporte mas não tinha conseguido resolver o problema.como um amante do software livre expliquei que o “ tal de phenix” era uma distribuição Linux e blababa,blababa.

Fui ao escritório dele configurei a placa wireless, tive que compilar o kernel, alterar alguns repositórios no sources.list para baixar as bibliotecas e fazer funcionar a câmera digital, mostrei onde procurar o ícones na área de trabalho,enfim prestei o suporte que a empresa responsável pela garantia deveria prestar. Mesmo assim depois de tudo funcionando ele perguntou se era possível eu instalar o XP que ele tinha de outro computador.

Era aqui que eu queria chegar, a maior parte das pessoas não sabem que existe o Linux, muito menos quais as distribuições são mais indicadas para as suas necessidades. Muitos pensam que o “XP” faz parte do computador, como se hardware e software fossem uma coisa só.
Mas Forçar os fabricantes a colocar uma distribuição Linux qualquer, num PC com uma configuração abaixo das necessidades básicas, com um suporte horrível, para ter incentivos fiscais e financiamento, não é a melhor forma de incentivar o uso do Linux.
E o usuário como fica?

Para Os usuários do Linux algumas tarefas são bem mais rápidas e fáceis do que no Windows, usuários acostumados com Windows na sua maioria acabam tendo uma péssima experiência com o Linux, pois eles têm dificuldade em resolver coisa simples (outras nem tanto) do dia a dia, não pelo Linux ser mais difícil, mas sim diferente. E ainda por cima sem suporte, e uma distribuição de baixa qualidade isso se torna um obstáculo maior ainda para tornar o Linux mais popular.
Mas o que leva uma pessoa esclarecida (médico, advogado, contador, etc...) a preferir colocar um “XP pirata” ao invés de procurar aprender a usar um sistema diferente, eu sei que são muitos anos de investimento em marketing do mestre Bill Gates, as pessoas estão muito atarefadas durante o dia e não querem perder tempo procurando outra maneira de fazer uma coisa rotineira, e que o Linux tem fama de ser difícil e que nada funciona direito. Apesar de que hoje em dia isso esta bem diferente existem distribuições Linux facílimas de usar com ótimo suporte a hardware, leves com um desempenho excelente e alem do mais com um visual belíssimo.

Não sei se somos apenas nós brasileiros que não damos a mínima bola para a ética, o original, direitos autorais, etc.., mas a falta de educação, a nossa cultura do jeitinho, os preços muito altos (apesar que a maioria das distribuições Linux são gratuitas) são fatores que contribuem muito para que nada mude e tudo continue igual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
diHITT - Notícias